Samoieda – Principais Informações

As civilizações nômades usaram esta espécie samoieda há aproximadamente cinco mil anos, na Sibéria, embora exista outras versões a respeito da origem da raça Samoiedo. De acordo com os documentos, esta raça só podia ser encontrada em meio a essas tribos, acarretando, dessa maneira, o seu nome. Esses cães eram usados em práticas no pastoreio, para caçar e também para utilizá-los nos trenós.
Por volta do período de 1870 a 1909, os primeiros espécimes dessa espécie foram introduzidos para o território inglês, contudo inclusive não fossem genuinamente puros. É dito que a Rainha Alexandra amou em tal grau da espécie que fez o possível para poder alavancar a espécie na sua pátria. Pode-se olhar traços desses cães em certos exemplares vigentes.
O Grão-Duque da Rússia, Nicolau, obteve de mimo um Samoiedo, e esta raça alcançou a América no ano de 1906. A partir da Segunda Guerra Mundial a notoriedade desse cachorro vem crescendo mais e mais por causa do seu temperamento manso, sua linda fisionomia e suas façanhas como um cachorro de tração.

informacoes samoieda

Características Físicas do Samoiedo

Essa é uma espécie que se aparenta muito a um animalzinho de brinquedo, seu porte é muito musculoso com uma estrutura muscular bem desenvolvida, seus pés são esféricos e amassados com um forramento de pelo bem denso, a cabeça é de formato de cunha com os olhos profundos, orelhas de tamanho médio bastante distanciadas umas das outras em um posicionamento perpendicular e o focinho tem um tamanho mediano com uma tonalidade escura.
A cauda é extremamente bela, possuindo uma pelagem espessa e um formato anovelado por cima do dorso e pendendo para um dos lados. A expressão facial é um dos pontos mais marcantes deste cachorro – ele parece estar sempre alegre!
Seu pelo é extenso, sedoso, liso e levemente volumoso. A cor mais normal é o branco simples, todavia são capazes de ser encontrados nas várias tonalidades de branco palha, amarelado, branco e amarelado, branco e preto e branco e castanho.

Temperamento do Samoiedo

O Samoiedo é um cachorro bastante carismático que não irá medir esforços para animar o proprietário, a família e até mesmo os convidados! Ele tem o hábito de acompanhar o proprietário para todos os lugares, e vai desejar também dormir ao lado. As pessoas mais velhas apreciam esta raça, pois ela tem uma facilidade em agradar as pessoas e deixá-los mais contentes e, principalmente, sendo uma amizade até o fim de sua existência.
Devido a ser um cachorro produzido exclusivamente para o labor, ele carece de várias atividades físicas para que seja capaz de gastar esta energia, caso isso não ocorra, ele pode chegar a ser um cão muito nervoso. Para você que almeja comprá-lo, saiba que essa raça necessita de um amplo lugar, já que eles não estão bem ficando limitados, mesmo em casas grandes ou pequenos apartamentos. Se irritados, eles podem tornar a ser muito destrutivos, mais barulhentos, mordedores de objetos e que irão escavar para todos os lados que estiver ao seu alcance.
Estes cachorros não são facilmente educados, são teimosos e mais predispostos a puxar trenós do que ser mantido em coleiras, contudo por gostarem de agradar o proprietário, vão aprender com o decorrer do tempo.
O mais adequado é que você tenha só um cachorro dessa espécie, uma vez que eles não se se entendem bem com outros cães de estimação!

Vantagens em se ter um Samoiedo

Samoiedos são extremamente mansos, sensíveis, amorosos, inteligentes e estão sempre com “sorriso” na sua face! Conquistar o proprietário e todo mundo ao seu redor é um grande costume que esse cão possui.
Este cachorro tem a tendência de ser bem tranquilo dentro da casa e vai desejar estar perto do dono todo momento, um forte indício de seu excepcional afeto e amor.
Caso você receba bastante hóspedes em sua residência, não irá precisar se preocupar em deixar preso o cão! Samoiedos são muito meigos até com pessoas estranhas, eles vão ser bem-educados com os hóspedes dos donos.
Essa espécie se mantém bastante limpa por muitos dias, ainda que sejam cachorros essencialmente alvos e muito peludos. Por não terem glândulas subcutâneas, essa espécie não tem um cheiro ruim, que é característico em outras raças de cachorro. Em outras palavras, a economia com a higiene do animal será bem alta!

Pontos fracos do Samoiedo

As práticas físicas devem ser diárias, devido a sua origem, o Samoiedo não resiste conservar-se bastante tempo quieto, se isto acontecer, a inquietação e o irritabilidade podem atingi-lo.
Estes cães são muito dóceis, então, se você carece de um cachorro de guarda, jamais adquira o Samoiedo.
Os Samoiedos são travessos, porém, algumas vezes, exageram demais, deixando o seu proprietário muito irritado, já que eles são bastante destruidores em diversas situações.
Sequer tente aproximar um gato do Samoiedo: essa raça não consegue se ajustar a outros tipos de animais de estimação! Embora, caso possua um outro bicho em casa, adestre o Samoiedo desde novo para respeitar os companheiros.
Esse cão não se encaixa com bastante facilidade a temperaturas bastante altas, isto se deve à sua formação nórdica, isto é, a climas mais frios.
O Samoiedo possui o hábito de largar muito pelo ao longo da casa em razão da sua troca de pelo.
O Samoiedo demonstra diversos problemas relacionados a sua saúde, como: cor estranha no olho, orelha caída, ossos desequilibrados, pelo cacheado, qualidades relativos ao sexo mal estabelecidas, displasia coxofemoral, podendo se tornar surdos, ameaça de nanismo e a retina pode manifestar uma degeneração contínua.

Como cuidar de um Samoiedo

O Samoiedo é um cachorro que possui muita energia e carece de despendê-la de alguma maneira, se você procura obter um cão desta espécie, esteja preparado para passeios matinais e muitas brincadeiras! Caso você deseja um cão mais educado, adestre-o precocemente.
Se você possuir outros espécimes em casa é aconselhado que o proprietário ensine o Samoiedo precocemente no intuito de que ele torne-se sociável com os demais animais domésticos.
Essa raça tem a prioridade de viver dentro da residência, consequentemente é vital que o dono instrua apropriadamente o cão com as regras de casa – mas esteja pronto para uma atividade árdua, pois o Samoiedo é muito teimoso! Toda semana realize a escovação de seu pelo, pois eles vão cair com bastante frequência se você não o fizer.
Entretanto, eles são bem apegados com o seu dono, necessitando de muito afeto, cafuné e atenção.

Filhotes de Samoiedo

Estes cãezinhos são muito carentes, sempre desejando amamentar e dormir bastante, a despeito de que eles são iguais a umas “bolinhas de pelo”! Todavia não ache que esse período é demorado: em até dez semanas eles já estão aprontando e sendo exímios “desbravadores” para todo o lado. É nesse período que o criador tem que começar a ensiná-lo para que os comandos se tornem mais habituais para o cão. Neste período ele está mais aberto a relacionar-se com outras pessoas, sendo mais simples ensiná-lo. Após os três meses o Samoiedo começa a estender a sua dominância e o tratador necessita de aumentar o adestramento de disciplina do cachorro com mais regularidade. Decorridos um ano, o cão já toma uma conduta mais madura e desenvolve a eficiência de aprendizado, o tratador deve acentuar o adestramento nesta etapa a partir do momento que eles ficam mais violentos.
Um filhotinho apropriado precisa ser alegre e bastante animado. Referente às seu porte físico, é essencial possuírem olhos amendoados e lábios pretos e com um “sorriso” característico da espécie. No que concerne às orelhas, não esquente a cabeça, elas só se elevarão logo após os 3 meses de vida. O rabo assenta em cima do dorso a partir dos 2 de idade.

Curiosidades acerca do Samoiedo

informacoes samoieda

O Samoiedo é classificado como o cão nórdico mais obediente já visto, contudo ele tem um estranho hábito de ficar sempre buscando alguma coisa, especialmente nos buracos que ele cava no momento em que está entediado.
Nos primordios da criação dos Samoiedos, os primeiros cachorros que foram trazidos para a Inglaterra não eram inteiramente brancos. O maior número deles era de uma coloração canela e relativamente menor que a raça original. Alguns destes animais eram oriundos de tribos nômades.
O primeiro clube especializado na espécie deu-se origem no ano de 1920, e funciona até os dias de hoje; e, oficialmente, as primeiras importações suscederam-se no período de 1893.
Ao longo das nevascas, é normal avistarmos Samoiedos usando a cauda peluda para revestir o focinho.
Eles têm uma curva em seus lábios, que proporciona uma impressão de estarem constantemente “sorrindo”.

Deixe uma resposta