Renovação de passaporte – consulado brasileiro/Londres

O que funciona merece sem dúvida alguma um post a parte. 

Sinceramente, renovar qualquer tipo de documento é sempre uma chatice. Sejam nas papeladas necessárias, nas dores de cabeça de percurso ou nas longas e por vezes incertas filas de horas e horas. 

Se no Brasil para muitos casos é sempre complicado, porque no consulado brasileiro em Londres seria diferente, certo? Errado!

Havia lido na internet e pesquisado no site do consulado sobre renovação de passaporte. E eis que duas opções surgiram: 

- você pode agendar um horário com meses e meses de antecedência para tratar do assunto.

- você pode ir ao consulado no dia que desejar e lhe for mais conveniente, chegar com horas de antecedência da abertura e garantir na fila uma senha. Quem conseguir senha é atendido naquele dia, caso contrário, volte amanhã.

Pois bem, como ficar na fila não estava nos meus planos, agendei com meses de antecedência meu horário. E munida de todos os documentos, fui preparada para uma bela tarde de chá de cadeira. 

O primeiro passo, no entanto, foi pagar no guichê do banco do Brasil pelo serviço. Afinal, tudo tem preço. Ok, sem estresse, filas e problemas, obstáculo vencido. 

Posterior, seguindo as dicas do Carlos que já tinha renovado este ano, fui comunicar o atendente no piso superior que estava na lista naquela hora. E o que escutei foi: “Assim que seu horário chegar, eu te chamo”. Alguém acreditou? Nem eu!

Com a sala de pessoas conversando, crianças chorando, outras brincando, minha hora passou, e quando escutei meu nome já estava outra pessoa sentada no lugar. Nisso, o atendente olhou para mim e disse: “Te chamei quatro vezes, você saiu da sala?” Ah?

Tudo bem, que se ele tivesse chamado alto como os outros estavam chamando, teria escutado normalmente, mas com todo aquele barulho e chamando baixo, só se eu fosse bidu para adivinhar. 

Nisso, meu horário foi estendido para vinte minutos de espera desnecessária. Ok, minha vez chegou, checagem de papéis, tarifa paga e foto, uma vez, tudo coferido e correto é só aguardar a próxima chamada. 

E em menos de meia hora depois, o passaporte ficou pronto. Sem trabalho, chá de cadeira (só fiquem atentos a chamada, kkkkkk), stress ou enrolação o serviço foi eficaz, ágil e prático. 

O que totalizou menos de uma hora, desde a chegada ao consulado. Superando  todas as minhas expectativas e me fazendo comprovar que nem tudo esta perdido. Pelo menos, no quesito passaporte.

Para mais informações sobre o consulado brasileiro em Londres, é só clicar no link.


Filed under: Cotidiano, Londres

Continue lendo → http://adventuresofcarol.com