Os10 franceses mais influentes no mundo

Essa é uma pequena lista dos dez franceses que fizeram (ou fazem) história em diferentes categorias, seja na religião, na política, esporte ou literatura... Eles influenciaram muitas pessoas ao seu redor e acabaram sendo personalidades conhecidas no mundo inteiro.

1- Napoleão Bonaparte: Política



Sem dúvidas o baixinho Napoleão foi o homem francês mais influente no mundo. Com sua ambição de dominar o mundo, o líder acabou invadindo Portugal e sendo o responsável direto pela vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808, ou seja, suas atidudes acabaram influenciando a história brasileira!

2-Allan Kardec: Religião


 O curioso Allan Kardec vendo algumas manifestações de jogo dos espíritos nos mais bem frequentados salões da época ficou muito intrigado com aquilo e resolveu escrever O livro dos Espíritos, que foi o alicerce principal para a criação da religião espírita- hoje uma das religiões mais famosas no Brasil.


3-Victor Hugo: Literatura

O escritor dos clássicos Os miseráveis (Les misérables) e O corcunda de Notre Dame (Notre Dame de Paris) teve grande atuação na política do seu país e era um apaixonado pela sua cidade, inclusive a obra Notre Dame de Paris foi escrita com o objetivo de impedir a destruição da igreja, que viria ser conhecida, graças ao escritor, como uma das mais famosas do mundo.


4- Jeanne D'Arc: Guerra


A primeira mulher a ser considerada uma líder no domínio onde só existiam homens: a guerra. Ela foi a principal heroína da Guerra de Cem anos contra a Inglaterra. Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta,  ela foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.

5- Jean Paul Sartre: Filofofia
Um dos maiores nomes da corrente existencialista, que pregava que no caso humano, a existência precede a essência, pois o homem primeiro existe, depois se define, enquanto todas as outras coisas são o que são, sem se definir, e por isso sem ter uma "essência" posterior à existência. Ele também tinha um papel ativo na sociedade, pois durante sua vida foi um artista militante que apoiava causas políticas de esquerda.

6- Edit Piaf: Música
Foi a principal cantora francesa, sendo reconhecida internacionalmente pelo seu talento no estilo francês da chanson. Dentre suas principais canções temos "La vie en rose" (1946), "Hymne à l'amour" (1949), "Milord" (1959) e "Non, je ne regrette rien" (1960). 


7-  Auguste Rodin: Artes Plásticas 
O maior escultor de todos os tempos, ele é o responsável pela famosa obra "O pensador". a primeira obra de Rodin, O Homem de Nariz Quebrado (1864), não foi aceita no Salon de Paris. A justificativa do júri foi que a obra era um esboço, uma coisa inacabada. Paradoxalmente, toda a criação do escultor se basearia no conceito de "non finito".

8-Jean Luc Godard: Cinema

O cineasta franco-suíço é reconhecido por um cinema vanguardista e polêmico, que tomou como temas e assumiu como forma, de maneira ágil, original e quase sempre provocadora, os dilemas e perplexidades do século XX. Além disso, é também um dos principais nomes da "Nouvelle Vague".



9- Zidane: Esportes
Infelizmente esse esportista nunca será esquecido pelos brasileiros. Responsável pela derrota do Brasil na final da Copa de 1998 e também nos retirou da jogada na copa de 2006.

10- O casal Sarkozy e Carla Bruni: atualidade

 O atual presidente Sarkozy é conhecido por querer revitalizar a economia francesa. Ele prometeu reavivar a ética trabalhista, promover novas iniciativas e combater a intolerância. Nos assuntos exteriores, prometeu um fortalecimento da Entente cordiale com o Reino Unido e cooperação mais próxima com os Estados Unidos e ele se utiliza muitas vezes do charme de sua mulher para encantar à todos e causar muita inveja por aí...

Continue lendo → http://oguiadeparis.blogspot.com