Faltam 47 dias – “Avalanche Mental”

Notinha rápida para não deixar o blog mofando. Faltam 47 dias.

Muita correria, poucas novidades. Estamos finalizando o desapego. As últimas coisas estão saindo de casa e logo nós também vamos sair.

Existe a possibilidade de alugar o nosso ap. para uma conhecida, então parece que a venda vai demorar. O mercado de imóveis não está tão aquecido quanto falam. Na realidade, acho que isso é só propaganda do governo para iludir as pessoas dizendo que o momento econômico é bom.

Precisamos encerrar muitas coisas, como conta em banco, telefonia e internet, registro no CRQ e outros.

Ainda estou trabalhando e terminarei somente no dia 02/05/2014. A homologação ainda vai demorar alguns dias após essa data, então ainda preciso aguardar a chegada do dim dim do FGTS e da multa.

Preciso contratar o seguro saúde (vou de Ingle ou Manulife mesmo), mas só quando chegar o dim dim.

Tenho lido vários blogs, mas o trabalho está tão corrido que nem tenho comentado. Muita novidade com exames médicos e pedidos de passaportes rolando. Que felicidade para nossa comunidade de imigrantes. Tenho certeza que logo muitos estarão prontos para ir.

Vi também com tristeza que o Brasil não foi contemplado na nova rodada de entrevistas. Calma companheiros ! Sabemos que é frustrante, mas paciência.

Tomei um prejuízo no dentista. Tenho que corrigir antes de ir um problema de maxilar e mais uns detalhes nos dentes :( . Um gasto não programado … Mas tudo bem.

A aproximação da data de saída começa a afetar alguns familiares (pais e mães). E também nos afeta.

A língua francesa começa a me dar um pouco mais de preocupação. Gostaria muito de estar com uma fluência melhor, não sei como será o impacto ao chegar lá.

No trabalho quase tudo resolvido, então não deixarei pendências para trás. Contratei duas pessoas para ficarem no meu lugar (eu cuido de duas áreas bem distintas da empresa). Até agora, tudo bem, apesar do ambiente na fábrica estar muito pesado e com alguns probleminhas de relacionamentos entre outros setores. Nada que me afete neste momento, já que falta mais 2 semanas para eu sair.

O seguro do carro está vencendo semana que vem e eu preciso finalizar a venda dele. O problema é que ficar sem carro neste momento vai ser uma chateação. Mas veremos como será.

Por hora é isso. Os pais e mães dos coleguinhas da nossa filha fizeram um churrasco de despedida para nós. Foi muito legal. Gostaria de ter me relacionado com eles melhor durante esse pouco tempo que ficamos juntos. Mas espero manter contato e quem sabe receber algumas visitas no futuro ! Acho que a despedida vale um post futuro com fotinhos :) .

Decidi também abrir uma conta na caixa para receber o seguro desemprego, já que o dinheiro tem que ser sacado pessoalmente ou depositado diretamente na conta da caixa. Ainda vou avaliar essa situação.

Temos procurações para fazer em nome dos pais. Preciso mesmo de uma lista do to-do.

E é isso. Tem várias coisas passando pela cabeça, uma verdadeira avalanche mental. Espero poder clarear as idéias neste feriado prolongado e colocar todas as coisas no lugar.

 


Continue lendo → http://lepoussins.wordpress.com

Múltiplas cidadanias: como funciona?

Nem todo país aceita que você tenha dupla cidadania. Brasil e Canadá aceitam.

Para se tornar cidadão canadense, você precisa de basicamente duas coisas:

1. Ser Residente Permanente
2. Residir como tal por 1.095 dias no Canadá

Os 1.095 dias não precisam ser consecutivos, mas precisam estar dentro de um intervalo de 4 anos. Satisfazendo (1) e (2), basta iniciar o processo, que inclui uma prova de conhecimentos gerais (já escrevi sobre isso aqui).

Existem vários países bastante conhecidos que não permitem múltiplas cidadanias. Alguns exemplos são Japão, Áustria, China, Peru, Holanda, Irã, Índia, Noruega, Dinamarca e México.

Você também pode ter, é claro, mais de duas cidadanias, desde que os países envolvidos permitam. Tanto Canadá quanto Brasil permitem múltiplas cidadanias. Conheço pessoalmente pessoas que têm três (Brasil, Itália e Canadá). Eu, atualmente, sou Residente Permanente aqui e tenho dupla cidadania (Brasil e Itália). Ou seja: se você já tem dupla cidadania, você não precisará abrir mão de uma para ter a canadense.

Lista de países que permitem (ou não) dupla cidadania

Governo canadense

Guia de estudos para prova de cidadania canadense


Continue lendo → http://vieaucanada.tumblr.com

Chegada em Winnipeg

Fala ai galera =)

Vamos continuar contando a partir de Chicago assim que descemos do avião ->

Chegamos bem depois de quase 11h de voo! Fizemos o processo de imigração e alfandega nos EUA. Saímos da área de embarque para seguirmos ao nosso próximo terminal. Fora do aeroporto de Chicago estava assim...

Bandeiras do Canada e do Brasil juntas - Aeroporto de Chicago

Vista de dentro do monorail - Aeroporto de Chicago
O frio era evidente.

Depois de chegarmos no nosso próximo terminal, demos entrada na área de embarque após passar pela rigorosa inspeção do raio-x.

Caminhamos até o nosso portão de embarque e fomos comer alguma coisa de "café da manha" pois no próximo voo não haveria serviço de bordo. Então comemos o "lanchinho" a seguir hehe

Big mesmo - Ainda bem que só compramos um =D

E três pancakes com syrup and butter para arrematar - Menos de C$ 5,00
E assim estávamos prontos para nosso próximo "grande" voo a Winnipeg!

O avião nos impressionou um tanto quanto pelo seu tamanho (o menor que já estivemos) mas nos surpreendeu pois a viagem foi tão tranquila que nem lembramos que era quase "de brinquedo"! Os dois funcionários que nos atenderam, sendo eles o Piloto e a Comissária de Bordo foram os melhores e ainda bem pois, eram os únicos além de nós (e mais 39 passageiros + ou -)!

Segue algumas lembranças desse voo

Esse primeiro avião"zinho" é o nosso!

Nos sentimos até importantes =P

AI partiu - Pistas e Aeroporto de Chicago 

Na altura das nuvens

Smile =)

Só quem tem "Olho" verá... Perfeito
E assim, chegamos safe and sound em Winnipeg - MB -Canada.

Fizemos imigração, coleta das malas e depois de um processo um pouco longo de documentação chegamos assim:

BRazuCAs por AI - Chegada em Winnipeg



Pegamos um taxi, coisa de 10 minutos e C$15,00 (with tips) e já estávamos na casa que alugamos o quarto.

Muito aconchegante, quentinha e a dona da casa um tanto quanto simples, cordial e muito simpática. Bem mais do que esperávamos encontrar...

Organizamos as coisas e descansamos...

Beijos a todos =)

Aline e Igor

Comentários, perguntas, duvidas e curiosidades serão sempre bem vindos. Marque sua presença e divida sua opinião =)

Continue lendo → http://brazucasporai.blogspot.com

Preparativos para Viagem…

Os preparativos da viagem estão quase todos concluídos, vejamos: As malas serão 2 de 32kg, que estão em torno de 30kg cada. Os móveis de casa quase todos vendidos e o que não vendi irei doar, algumas das vendas eu tive que fazer bem na confiança, mas acredito que dará tudo certo. Minha mãe está […]

Continue lendo → http://canada.andodebike.com

5 dias!

Ok, agora estou em dia com a contagem regressiva, faltam 5 dias hoje, dia 16 de abril.

Hoje resolvemos continuar ajeitando as malas. Eu que achava que com 5 volumes grandes sobraria espaço tive uma surpresa. Mesmo assim está complicado de levar tudo que gostaríamos nas 4 que temos conosco. Já estamos com 2 delas praticamente lotadas (uma com 30kg e outra com 31,5 kg). Eu fui enchendo as malas aos poucos, “sem atolar” nenhuma delas nem abrir as expansões. Depois como ficou sobrando bastante coisa fora fomos preenchendo mais um pouquinho cada uma delas. Me preocupei em distribuir em cada uma os seguintes itens: vacbag com roupas de inverno, sapatos, remédios, objetos pessoais (decoração, livros, etc), roupas “normais”. Agora estão sobrando algumas roupas não essenciais, roupas que estão em uso e ainda vão ser lavadas até segunda-feira… Dá uma canseira ficar arrumando cada uma, colocamos pra cima da cama (levantamento de peso, aff…), ficar tentando encaixar as coisas nos cantinhos, dobra, desdobra, etc…

À tarde fomos no aeroporto tentar resolver a questão da re-emissão da passagem do marido. A TAM nos enviou e-mails avisando que o vôo até SP teria uma diminuição de 15 minutos no trajeto, por isso a re-emissão. Levaria até domingo para TEORICAMENTE fazerem o mesmo na do marido mas preferimos não arriscar e fomos até lá pedir a re-emissão manualmente. Conseguimos. Também perguntamos como estava a lotação dos vôos anteriores ao nosso (porque gostaríamos de transferir nossa ida para mais cedo, estamos com medo da lotação + atrasos em Guarulhos). É possível fazer essa transferência sem custo no dia do vôo, se houver lugares disponíveis. Bueno, não existem assentos vagos EM NENHUM VÔO POA-GRU no dia 21 de abril. A moça da TAM recomendou chegarmos 2 h e 30 min antes para fazer check-in, mesmo sendo o primeiro trecho nacional. Sentiram a diversão né… 

Também tivemos um desacordo nas explicações sobre bagagem de mão. Central telefônica diz que pode uma mala de bordo e um item pessoal (mochila de laptop). Equipe do Salgado Filho diz que A MULHER pode levar uma bolsa além da mala de bordo. Sinceramente, que coisa mais antiga restringir ao sexo feminino o uso de bolsa. Insistimos e disseram que pode levar um item pessoal com BOM SENSO. Veremos…

Depois fomos levar uma facada tomar um café ali no aeroporto mesmo. Nunca comemos coxinha, mas já que estamos saindo do Brasil…

E pior que nem boa tava, nadando em óleo…


Continue lendo → http://esperandoavez.tumblr.com